Farsantes? – Release Resumido
Farsantes? é uma pergunta que não quer calar. A resposta à pergunta é simplesmente Rock!
O nome da banda representa a dedicação e a superação de um grupo de amigos na missão de levar as canções da banda ao público e, para tanto, resolvem trilhar os árduos caminhos da música independente, ao mesmo tempo em que “batalham o ganha-pão” em outras atividades profissionais.
A banda retornou ao final de 2023, vinte anos depois de sua formação em 2003, para lançar seus dois primeiros álbuns independentes nos streamings. São 15 (quinze) músicas até então inéditas para o público dos aplicativos de música. O primeiro álbum autointitulado “Farsantes?” apresenta 10 (dez) músicas. O seu sucessor (álbum multimídia) intitulado “Nem Indie Nem Pop” mostra 5 (cinco) músicas e um videoclipe em animação da música “Nós”.
Diogo Simões (vocais) e Marcio Cattein (baixo) remanescentes da formação original de 2003, juntaram-se a Rafael Ramos (bateria) e Rodrigo Brouck (guitarra e teclado) e são hoje os Farsantes?.
Lançaram ao longo do tempo 4 (quatro) videoclipes: o celebrado vídeo da música “Nós”, todo em animação e com influências de Tim Burton; os vídeos conceituais das músicas “www.sem.voce” e “O Sol”; e o vídeo de “Recomeço”, música que deu origem ao filme “5 Minutos para a Meia-Noite” (música original do filme) de Fabian Santos e Ilson Junior, dupla que também assina todos os vídeos da banda.
Pelos álbuns e vídeos lançados foram contemplados com o Prêmio London Burning, do jornalista Luciano Vianna, o mais respeitado do underground carioca à época.
Farsantes? Nossa história mais a fundo:
Farsantes?, “uma pergunta que não quer calar”, representa a dedicação e a superação de amigos que almejavam ver as canções da banda apreciadas pelo público e insistiram em trilhar os árduos caminhos da música independente, organizando-se definitivamente a partir de 2003. A resposta à pergunta é simplesmente “Rock”! Canções e histórias que ironizam o cotidiano e vivenciam o amor. Diogo Simões (vocais) e Marcio Cattein (baixo) remanescentes da formação original de 2003, juntaram-se a Rafael Ramos (bateria) e Rodrigo Brouck (guitarra e teclado) e são hoje os Farsantes?.
O grupo resolveu, após longo hiato, reunir-se novamente, levando sua música para mais de 150 plataformas de streaming de forma independente. Atualmente se dedicam a criar e manter as novas redes sociais da banda, a manter o site oficial e a trabalhar e investir para que as músicas e vídeos estejam à disposição de todos. A turma trabalha em novas canções e já ensaiam para retornar aos palcos e celebrar o lançamento das músicas nas plataformas digitais e confraternizar com todos os amigos, tocando músicas próprias e releituras de artistas que influenciaram todo o trabalho musical.
Farsantes? teve início com os amigos Marcio Cattein, Fred Nogueira e Olavo Borlani, que se reuniam constantemente em busca de formar uma banda e compunham juntos algumas canções. Passaram a integrar o grupo por um tempo, os amigos Ronaldo Januário, Mauro Horta, Alexandre Camargo, Renato Rasta, Bruno Freixo, Edimilson Junior – JR, entre outros.
Lançaram de forma independente dois álbuns: o autointitulado “Farsantes?” e o seu sucessor “Nem Indie Nem Pop”. O primeiro álbum, lançado em 2004, reuniu dez canções que se tornaram argumentos para criar um roteiro cinematográfico, retratando a história de um personagem carioca e sua rotina na Cidade do Rio de Janeiro. O segundo álbum, “Nem Indie Nem Pop” (um EP com 5 músicas e um vídeo da música “Nós”) foi lançado em janeiro de 2007.
O primeiro álbum, lançado em 2004, com Marcio Cattein, Renildo “Fox Brito, Diogo Simões e Iuri Bernardes, reuniu dez canções que traziam algumas músicas compostas desde formações anteriores. O segundo e amadurecido álbum “Nem Indie Nem Pop” e o celebrado vídeo da música “Nós” foram lançados em janeiro de 2007 com o guitarrista Edimilson JR no grupo. “Nós” e os vídeos de “www.sem.voce” e “O Sol” foram produzidos pela dupla Ilson Junior e Fabian Santos. Fabian também assina o longa “5 Minutos para a Meia-Noite”, baseado na música “Recomeço” (música original do filme, que se difere da música tema, pois neste caso o roteiro do filme foi baseado na letra da música “Recomeço”). Para a banda foi uma honra ter uma música que inspirou um longa de suspense do cinema independente brasileiro.
Os Farsantes? lançaram vídeos para as músicas “Nós”, www.sem.voce” e o “O Sol”, que foram produzidos e dirigidos pela dupla Ilson Junior e Fabian Santos. Destaca-se entre esses, o vídeo da música “Nós”, feito todo em animação e bastante conhecido à época do lançamento. Também há o vídeo da música “Recomeço”, que se tornou “música original” para o filme “5 Minutos para a Meia-Noite” de Fabian Santos, produzido por Ilson Junior.
Pelos álbuns e vídeos lançados de forma independente foram contemplados com diversos prêmios, incluindo o Prêmio London Burning idealizado pelo jornalista Luciano Viana (Festa Ploc 80).
Com uma diversidade de influências de diversas bandas e artistas das cenas de rock clássico, pós-punk e brit pop, entre outros, o som dos Farsantes? sempre é acolhido por quem tem a oportunidade de conhecer de perto as músicas e vídeos produzidos pela banda.
A cidade acaba de ficar mais bela! (refrão da música “Nós”) É a melhor forma que temos para definir esse breve relato que continua abaixo, sobre um pouco dos nossos amigos que passaram pela banda, mas ainda continuam em nossos corações:
Família Farsantes?
A família Farsantes? é representada pelos amigos que participaram de formações anteriores da banda e que estão presentes nas composições e gravações das nossas músicas, bem como pelos amigos que nos ajudaram nos shows, nas gravações e que trilharam uma parte do caminho ao nosso lado em algum momento. Amigos que agradecemos e temos sempre em nossos corações.
Renildo Fox Brito Parceiro, irmão, amigo, compositor e instrumentista. Guitarrista da formação original da banda na gravação dos dois primeiros álbuns e dos shows da mesma época. Infelizmente não pode continuar conosco na formação atual, mas estará sempre presente em nossos corações.
Iuri Bernardes Parceiro, irmão, amigo, compositor e instrumentista. Baterista da formação da banda na gravação dos dois primeiros álbuns e dos shows da mesma época. Infelizmente não pode continuar conosco na formação atual, mas estará sempre presente em nossos corações.
Fred Nogueira Parceiro, irmão, amigo, compositor e instrumentista. Participou das composições de boa part-e das músicas do primeiro álbum e das músicas “Nós” e “Algo Novo” do segundo álbum (Nem Indie Nem Pop).
Ronaldo Januário (carinhosamente apelidado por nós de “Vira-lata Espacial”) Parceiro, irmão, amigo, poeta, compositor e instrumentista. Participou das composições da música “A Vida Inteira” do primeiro álbum e da música “Nós” do segundo álbum (Nem Indie Nem Pop). Nos dias de hoje que continua levando sua música e poesia pela Europa, Ásia e Oceania!
Mauro Horta Parceiro, irmão, amigo e letrista. Participou da composição das letras de boa parte das músicas do primeiro álbum. Mauro está sempre presente nos filmes, seriados e em nossa TV dando voz a vários personagens, inclusive o Thor dos filmes da Marvel.
Neandro Castello Parceiro, irmão, amigo e produtor de alguns shows que a banda fez no passado. Apresentou-se junto com Marcio Cattein nas casas noturnas no Rio de Janeiro como a dupla “Los Paretos”, em que faziam versões de músicas com violão e baixo. Atualmente está na recente formação assumindo as guitarras e violões da banda junto com Renildo “Fox” Brito.
Edimilson Junior (JR) Parceiro e amigo, JR foi o guitarrista quando os “Farsantes?” fizeram o segundo álbum, Nem Indie Nem Pop. Participou das composições e gravações além dos shows de lançamento do referido álbum. Atualmente se encontra fazendo muito rock no Nordeste do Brasil.
Alexandre Reis (Meu Rei) Amigo, parceiro, irmão, guitarrista e produtor musical. Gravou os dois álbuns dos “Farsantes?” e inclusive fez participações nas guitarras do primeiro álbum. Músico que está sempre nos palcos com grandes nomes da música brasileira.
Bruno Freixo Amigo, irmão, parceiro, guitarrista e cantor que participou da banda em alguns shows após o lançamento do primeiro álbum.
Zé Lucio e Vitinho Nossos amigos, irmãos instrumentistas e roadies que nos acompanharam e nos deram suporte em vários shows da banda.
Olavo Borlani Parceiro, irmão, amigo, compositor e tecladista. Fundou os “Farsantes?”, antes mesmo da banda ter esse nome, junto com Marcio Cattein e Fred Nogueira. Está presente nas composições das músicas “Hoje” e “O Sol”.
Alexandre de Camargo e Renato Rasta Amigos, músicos e bateristas das primeiras formações dos “Farsantes?”. Alexandre, inclusive, é compositor da música “Os Manos”. Renato Rasta idealizou a “logo” da banda utilizada até hoje.
Alessandra Russo, Marcelo Bee e Fabrício Campos Músicos e amigos que participaram da gravação do primeiro álbum dos “Farsantes?”. Alessandra fez vocais em algumas músicas, Marcelo Bee percussão na música “Copacabana” e Fabrício Campos gaita em “Álcool Dentro do Carro” “Tráfego” e “Adele H.”